top of page

RESENHA DE VIDA E DESTINO


 

Assumo que é uma tarefa bem difícil falar sobre esse livro tão complexo. Comprei esse livro esse ano e minha ambição não era lê-lo agora, talvez ano que vem. Mas quando o momento surge não devemos nos omitir. Esse livro está no Desafio Livrada (que decidi não acompanhar esse ano), e todo mundo que participa resolveu fazer uma leitura conjunta. Pensei bem, e decidi embarcar nessa também, aproveitando que estava de férias.


Esse livro é extremamente grandioso e o autor acertou muito ao passar para o papel todas as questões pertinentes à guerra, todas as perguntas e comparações que povoam as cabeças das pessoas desde aquela época. Afinal de contas, em quê se difere e em quê se assemelha o governo de Stálin e o governo de Hitler? Quando a esquerda e a direita se tornam tão extremas ao ponto de se tornarem iguais em muitos aspectos.


Vassili Grossman esteve no campo de batalha ao lado dos soldados russos em Stalingrado, e muito do que é transmitido vem justamente das suas experiências. Quem melhor para escrever um livro sobre a Segunda Guerra Mundial do que alguém que esteve presente diante de horrores perpetrados por ela? Ao construir esse livro épico, narrado em diversos lugares, pontos de vistas de personagens completamente diversos - até mesmo ocupando lugares opostos nessa guerra -, o autor nos transporta também para os campos de concentração, campos de batalhas, campos de prisioneiros, mentes de personagens nazistas, bolcheviques, judeus, mulheres, soldados, e até mesmo uma criança que aguarda em sofrimento a sua execução em um daqueles "banhos" nazistas.


Confesso que esse livro, em suas primeiras 250 páginas, foi muito difícil de se ler, sendo talvez um dos mais complicados que já li. Isso se deu em grande parte por conta dos vários personagens com nomes russos e similares, aos vários locais, ao meu completo desconhecimento da hierarquia militar, e também pela mudança constante que o autor faz entre eles, toda hora pulando de um lugar ao outro ao longo da narrativa. Mas valeu cada minuto de persistência - sempre me alinhando com a relação de personagens principais disposta ao fim do livro. Depois de um tempo, percebi que a leitura estava fluindo, que os personagens se tornaram conhecidos, e que funcionava como se meus olhos estivessem presentes nos momentos retratados.


O autor tem um poder de descrição forte, tanto de locais como de características dos personagens. Além do conhecimento de política e estratégia, o que faz com que sejamos imersos ao ambiente. As reflexões propostas por ele em diversos capítulos são muito bem colocadas; e em algumas passagens, o autor quase conseguiu me arrancar lágrimas com a trajetória triste de alguns personagens. Meu livro ficou recheado de post-its! Eu queria sair marcando tudo, gravando tudo para futuras releituras. Esse é um livro que funcionará muito em uma releitura, pois estarei ainda mais familiarizada com tudo o que o autor quis apresentar.


Uma pena essa obra ter sido mantida escondida até metade dos anos 80, por ter sido confiscado pela KGB. No entanto, tenho que agradecer pela oportunidade maravilhosa de poder ler esse livro, pelo privilégio de conhecer o lado russo da guerra e suas consequências, o lado russo de uma política e seus medos e repressões. Se você dispõe de tempo para se dedicar a essa obra, leia! Esse livro é uma oportunidade grande de conhecimento! Cada página vale a pena. Ao final do livro, queria saber mais sobre os personagens e suas vidas, mais das consequências da guerra pra esse povo. Enfim, leiam esse livro!


NOTA: 5/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page