top of page

DOIS LIVROS, UM AUTOR #2


 

Dessa vez o autor escolhido foi o meu querido John Boyne! Embora eu ainda não tenha lido todos os livros do autor que gostaria, ele com certeza já se encontra entre os que mais gosto! Dos livros que ainda não li, os que tenho mais vontade de ler são: A Casa Assombrada, O Pacifista e O Garoto no Convés. Sendo que o primeiro eu já tenho e está na minha fila infinita de leituras!



  • SOBRE O AUTOR

Parece que ele nasceu para a coisa! Irlandês nascido em Dublin, estudou língua inglesa, e aos 19 anos já começou a escrever suas histórias, mesmo que elas só tenham sido publicadas uns 10 anos depois.


Atualmente possui 46 anos e já publicou mais de 10 livros (e recebeu vários prêmios), alguns voltados para o público adulto e outros para o público infantil, sendo o mais conhecido deles O Menino do Pijama Listrado, que já foi adaptado para o cinema e ganhou Oscar! Filme lindíssimo, não deixem de assistir se ainda não o conhecem.



# O MENINO DO PIJAMA LISTRADO


Peguem suas caixinhas de lenço e se preparem para crises terríveis de choro. A realidade por trás dessa história é implacável. Um livro que trata de uma amizade inocente, que termina de forma cruel, traduzindo muito da crueldade perpetrada no período da Segunda Guerra Mundial.


Assim como muitos livros que tratam desse tema, vemos o sofrimento de um povo perseguido e humilhado pelo olhar de uma criança presa em um campo de concentração - Auschwitz. Bruno, filho de um oficial nazista, que não conhece nada a respeito do Holocausto, não entende o que vê através da cerca. Para ele, que não sabe de guerra e não entende o antissemitismo, todas aquelas pessoas estão usando pijama. Até que conhece Shmuel, um menino judeu, e com ele cria laços fortes de amizade ao mesmo tempo que tenta compreender toda a situação que o cerca.


A história é incrível, surpreendente, faz refletir, faz chorar, dá vontade de querer voltar no tempo e mudar o mundo, mudar o rumo que as coisas tomaram. A tristeza é muito maior que um livro, pois através dele vemos uma ficção, mas a realidade é muito mais dolorosa e maior que tudo o que lemos, é essa incapacidade de mensurar os danos tão grandes, que torna tudo tão assustador. Acho que todos já leram esse livro, mas se você não leu, esse é o momento.



# O LADRÃO DO TEMPO


Escolhi esse livro ao acaso, e que escolha fabulosa! O sentimento de surpresa agradável foi crescendo e crescendo durante a leitura, tal qual uma bola de neve. Essa é a história de Matthieu Zela, um ladrão do tempo. Ele vive há anos e não morre, não sabe o porquê disso, nem quando essa dádiva vai acabar. Claro que minha curiosidade a respeito disso foi aumentando muito ao longo da história até ser sanada ao final.


Mas a graça do livro e a maneira que ele me prendeu não foi só por conta disso. Passando por diversos períodos da história, nosso narrador e protagonista nos conta onde nasceu, as mulheres que encontrou pelo caminho, todas as aventuras MUITO interessantes pelas quais passa. Cruzando Revolução Francesa, surgimento das Olimpíadas modernas, Revolução Industrial, dentre outros tantos, além de várias personalidades históricas, como o querido e trágico Charles Chaplin.


É um livro gordinho, mas que dá para ler rapidamente ou apreciando a leitura de forma lenta, fica a sua escolha. É um livro que envolve bem quem o lê, e te faz ficar íntimo do protagonista! Mattieu aproveita bem a imortalidade concedida, a aceita de bom grado, e faz com que aproveitemos junto dele todos os momentos maravilhosos pelos quais passa. Escrito de forma impecável, John Boyne mais uma vez me surpreendeu positivamente. Não vejo a hora de ler mais livros desse autor!




Espero que tenham gostado das indicações e até a próxima!!


© 2017 por Blog Folheando

bottom of page