top of page

RESENHA DE NAVEGUE A LÁGRIMA


 

Esse é o primeiro livro da autora que li e serviu muito bem para que eu tivesse noção de seu estilo de escrita. Mais conhecida pela obra A Casa das Sete Mulheres - que também pretendo ler - adaptada em uma minissérie na Globo que foi exibida em 2003 e reexibida em 2006. Quando passou na TV eu ainda era adolescente e me lembro muito bem de ter gostado de toda a trama, o que sempre me deixou com muita vontade de conhecer o livro.


Dessa forma, olhando a estante, resolvi escolher esse livro com um pouco mais de 200 páginas, mas que por conta da sua diagramação bem espaçada e lindíssima, dá para ler tranquilamente em apenas um dia. Afinal, me pareceu um ótimo livro para conhecer o estilo da autora. Acertei em cheio.


Apesar de curto, isso não tira o mérito do livro, que nos passa muitas mensagens fortes e interessantes. Fora a escrita de Letícia, que é simplesmente incrível. De forma leve e poética, ele nos apresenta uma história bem narrada e íntima, nos levando aos sentimentos e fatos que moldaram as vidas de quatro pessoas.


A protagonista do livro, Heloísa, busca refúgio em uma casa que pertencera a uma mulher que já cruzara seu caminho no passado, chamada Laura. Heloísa, ao mesmo tempo que narra o presente, onde é assombrada pelos personagens que moraram anteriormente na casa, também nos conta de forma intercalada os motivos que a levaram a se exilar nesse local, e dos problemas que a fizeram se esconder de tudo.


A forma como Heloísa enxerga a família que residiu anteriormente em sua casa, os Berman, me lembrou muito o livro do Bioy chamado A Invenção de Morel. Ela não os vê como espíritos, mas como se voltasse ao passado habitando ainda o presente e visse com seus próprios olhos os movimentos da família em sua casa.


Dessa maneira, ela nos narra os turbilhões pelos quais os Berman passaram, desde como se conheceram até como terminaram. A forma como ela não leva pela escrita nos instiga a saber mais, seus personagens possuem uma humanidade fácil de se fazer sentir através das páginas. Nos importamos com seus problemas, suas preocupações, suas escolhas.


Para todos aqueles que buscam uma leitura rápida, porém profunda e bem escrita, esse livro é super indicado. E se você, assim como eu, desejar escolher uma obra para começar a conhecer a autora nacional Letícia Wierzchowski, esse é o livro certo para você!


NOTA: 4.5/5


© 2017 por Blog Folheando

bottom of page