top of page

RESENHA DE HISTÓRIA DO NOVO SOBRENOME


 

Esse é o segundo volume da série Napolitana, se quiser ler a resenha do primeiro livro, clique aqui.


Ah, Elena Ferrante, você está se tornando uma das minhas autoras preferidas e nem sequer sei quem você é. Isso é mais do que um amor platônico! São raros os autores que nos transportam para época, fatos, sentimentos e atos dos personagens tão bem assim. Terminei esse livro e decidi dar uma pausa (mesmo louca pra embarcar no terceiro) e já estou sentindo falta de Lila e Lenu.


Um pouco maior do que o primeiro livro, mas não deixou de fluir tão bem quanto. O livro se inicia conectando-se com o final do primeiro, no casamento de Lila e Stefano. Como não odiar esse casamento que mal começou? Stefano se transforma no pai, ao deixar transbordar toda sua violência, e Lila se vê numa situação complicada. Os rumores e fofocas sobre seu relacionamento começam a criar impulso, principalmente sobre o fato de não conseguir ter filhos.


Um pouco distante de Lila, que desfruta das riquezas do marido apesar das surras que leva, está Lenu. Como sempre obstinada em estudar enquanto tenta superar seu complexo de inferioridade que se acentua ao estar do lado da amiga. A loja de sapatos consome o tempo de todo o núcleo de Lila, principalmente ao se submeterem à família Solara, agiotas e chantagistas que todos odeiam desde o livro um.


Lila cada vez se comporta de uma forma insensível com sua amiga, ao ponto de levá-la como "empregada" a uma viagem para a praia que necessita para descansar e conseguir engravidar. Lenu, que se apaixona por Nino e descobre que ele estará hospedado próximo da localidade, aceita ir. Mas advinha o que acontece? Vou deixar para vocês descobrirem. A partir desse acontecimento, a vida de Lila começa a decair e decair, enquanto, finalmente Lenu começa a alçar voo nos estudos, ao ponto de, ao final do livro, ela conseguir realizar um sonho em comum com Lila desde a infância.


Ser fisgada pela leitura dessa forma é incrível. Todas as relações são muito bem exploradas, todos os personagens possuem motivação e características próprias e bem definidas, fiquei presa ao livro novamente! Quero logo voltar para essas personagens que amo e odeio, que entendo e desentendo. O desenrolar da história me deixou curiosa, queria saber quais caminhos culminariam em problemas que eu já desconfiava que aconteceriam. Mesmo assim, no final, duas surpresas me empolgaram muito, ao ponto de aumentar minha curiosidade ainda mais para o terceiro livro.


Dessa forma, esse livro se tornou melhor do que o primeiro que eu já tinha gostado e continuo na ânsia de saber até onde tudo isso vai levar.


NOTA: 5/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page