top of page

RESENHA DE A AMIGA GENIAL


 

Confesso que eu estava muito receosa com o que esperar dessa série de livros. Isso se deu pelo motivo de sempre oscilar na satisfação que tive ao ler os três outros livros solos da autora (Dias de Abandono, A Filha Perdida, Amor Incômodo - os três com resenhas disponíveis). Além disso, se somava o peso que as três obras tinham, com suas características difíceis de engolir.


Logo no início do livro percebemos que Lila, amiga de Lenu, desapareceu. Seu filho, preocupado, liga para informá-la do ocorrido e saber se possui informações a respeito. Dessa forma, nossa narradora começa a contar a história da construção dessa amizade tão complexa entre as duas.


Fui fisgada pela escrita da Elena Ferrante mais uma vez, porém de uma maneira diferente. Ao contrário daquela relutância de ler e mergulhar naqueles sentimentos confusos e pesados das personagens dos outros livros; dessa vez fui impulsionada pela curiosidade e encontrei uma leitura incrivelmente mais leve, apesar de conter também sentimentos complexos e situações tensas.


Com facilidade as páginas voavam e me peguei completamente imersa nos sentimentos das duas jovens. Lenu, nossa narradora, começa nos contando sobre um infância pós segunda guerra mundial, mostrando uma Nápoles repleta de decadência e violência.


Ao descrever sua amiga Lila e o início da amizade entre as duas, surgiu na minha mente uma pergunta que, por enquanto, está durando toda a leitura da série: Porquê Lenu quis/quer ser amiga de Lila? Todo o tempo vemos como Lila, descrita de maneira incrível pela autora e sua personagem, é especial. Tanto pela sua mente poderosa, capaz de aprender de forma autodidata e de criar e imaginar coisas aquém da sua idade, tanto pela personalidade e coragem ímpar que eclipsam Lenu a todo instante. Enquanto Lila é todo talento natural, Lenu tem que se esforçar para galgar os degraus do sucesso na vida. O que resulta disso é uma amizade competitiva para ambas, onde uma tenta superar a outra em suas maiores qualidades.


Durante o livro, acompanhamos a história dos sapatos que Lila inventa (entendeu a foto acima?) e as consequências que isso traz para todos os personagens ao longo da série, algo que achei muito interessante. Além disso, os pais de Lila não querem que a filha dê continuidade aos estudos, enquanto Lenu continua apesar dos seus pais terem aceito a ideia bem a contragosto. A partir desse momento, as personagens começam a seguir rumos diferentes em suas vidas, mesmo que a amizade persista - mais por força de Lenu que de Lila em muitos momentos.


Enquanto Lenu busca a riqueza através do seu esforço com os estudos, Lila, por ter sido negada essa perspectiva, busca o esforço através de um casamento que tem tudo para dar errado com o rapaz rico da região. Todas essas histórias, escritas de forma excelente pela autora, começam a fazer parte também das nossas vidas, mesmo estando ainda no primeiro volume da série. Creio que ao avançar, serei cada vez mais fisgada pelas personagens e suas personalidades distintas e enigmáticas.


Indicação fortíssima para todos que gostam de romances de formação, Elena Ferrante sabe como conduzir uma história e nos deixar intrigados ao ponto de acabarmos o primeiro livro e querermos imediatamente pegar o segundo - coisa que fiz. Leve e ao mesmo tempo profundo, esse livro traz mensagens que ao terminá-lo ainda reverberam pela minha cabeça. Além, é claro, das identificações que obtive com as duas personagens, que relembraram elementos da minha infância e adolescência. Leiam, leiam, leiam. Já quero mais!


NOTA: 4.5/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page