top of page

RESENHA DE COMANDO VERMELHO: A HISTÓRIA SECRETA DO CRIME ORGANIZADO


 

Apesar de conter um número de páginas significante, essa foi uma leitura bem rápida. Com toda certeza, o que contribuiu para isso foi a minha curiosidade sobre o assunto e o conhecimento prévio que eu já nutria sobre tal. As pessoas que nunca tiveram contato com esse tema, possivelmente terão um pouco mais de dificuldade para fazer a leitura engatar. Isso porque, Carlos Amorim não poupa detalhes e fatos para te situar nas circunstâncias que moldaram o surgimento de uma das maiores facções criminosas do país.


Nesse livro, o autor apresenta fatos comprovados sobre a construção da mentalidade do Comando Vermelho, resgatando, para isso, relatos e documentos sobre os integrantes iniciais da organização. Uma leitura que complementará essa, é a autobiografia de William da Silva Lima, vulgo Professor, fundador da facção. Se você estiver interessado, tem resenha disponível: basta clicar aqui.


Nas entranhas do Presídio Cândido Mendes na Ilha Grande, foi sendo esculpido todo o pensamento inicial do grupo, influenciado em grande parte pela doutrina esquerdista durante a Ditadura. Afinal, os presos políticos estavam misturados com os presos comuns, determinando que os crimes contra instituições financeiras - incluindo os bancos -, passavam a ser submetidos à Lei de Segurança Nacional.


Ganhando cada vez mais poder onde o Estado falha - nas favelas e comunidades carentes -, o Comando Vermelho doutrinou dezenas de bandidos e cresceu com o passar do tempo. Ao longo do livro, o autor vai apontando todos os fatos que serviram para consolidar o poder dessa organização, incluindo como os principais integrantes agiam em situações de confronto com a polícia e a sociedade em geral, além de trazer um resumo sobre suas respectivas histórias.


Munido de uma pesquisa excelente, Carlos Amorim tece com facilidade uma realidade que assusta pela passividade do Estado, que praticamente deixou a situação crescer ao ponto em que chegamos, num ritmo desenfreado, olhando tudo com resignação.


Para todos aqueles curiosos sobre a origem da facção mais temida do país, e sobre o porquê de ter se desenvolvido tanto, quando, por ser formada pela parcela mais humilde da sociedade, tinha tudo para dar errado. Iniciada por presos que reivindicavam seus direitos; onde seus resultados culminam numa sociedade que, hoje em dia, procura seus direitos.

NOTA: 4.5/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page