top of page

DOIS LIVROS, UM AUTOR #1


Olá, pessoal! Decidi criar posts fixos mensais para o blog, sim! Ou seja, todo mês teremos o post "DOIS LIVROS, UM AUTOR", onde será meu objetivo falar com vocês sobre um autor que gosto muito, bem como de dois livros seus que li e gostei. Funcionará como uma indicação tripla; indicando o autor, indicarei dois de seus livros. Espero que gostem e que funcione bem!


O autor escolhido para o primeiro mês do projeto DOIS LIVROS, UM AUTOR será Victor Hugo.


  • SOBRE O AUTOR

Nascido no início do século XIX (26 de fevereiro de 1802), numa França politicamente caótica, fato que contribuiu futuramente para seu estilo literário. Napoleão se tornou imperador; os Bourbons voltaram para o trono. Seus pais tinham embates políticos, já que um era republicano e a outra, monarquista. Seu pai era do exército e por conta disso, Victor foi acostumado a ter uma juventude em constante viagem, fato que também ajudou muito a construção da sua forma de escrita.


Inicialmente, por conta da educação que sua mãe lhe deu, Victor era defensor da monarquia e da Igreja. Posteriormente, por culpa da Revolução de 1848, começou a se rebelar contra seus antigos ideias, passando a defender o republicanismo.


Aos 15 anos, Victor Hugo já era escritor premiado! Sim, e eu abonei Crime e Castigo por julgar muito "difícil" de ler. Já era um gênio! À partir daí sua carreira literária deslancha, com publicações constantes.


Aos 83 anos, morre em 22 de maio de 1885. Seu corpo, depositado em um humilde caixão conforme seu desejo, é exposto em sob o Arco do Triunfo, onde 1 milhão de pessoas vieram a prestar-lhe homenagens. É dito que até mesmo as prostitutas de Paris ficaram em luto por conta da sua morte.



O CORCUNDA DE NOTRE-DAME (ou Notre-Dame de Paris)


A história desse livro se passa em 1482, girando em torno de um dos personagens mais conhecidos da literatura: Quasímodo. Coxo, corcunda, deformado, horrendo, Quasímodo foi adotado ainda bebê por Claudio Frollo, que o despreza. Apaixonada pela cigana Esmeralda, é constantemente depreciado e ignorado pela mesma, que só tem olhos para o fútil e mulherengo Phoebus. Ele, capitão da guarda, por sua vez, não nutre muitos interesses pela cigana, além do fato de se aproveitar. Impulsionado pela ambição, a pobre cigana não lhe interessa.


Dessa forma, durante a história do livro,percebemos a questão do amor impossível, atravessando costumes e preconceitos sociais por parte dos personagens, que não são bonzinhos igual a adaptação da Disney, mas cheios de camadas e nuances em suas personalidades.


Ao mesmo tempo que nos mostra as dificuldades de uma Paris medieval, o autor vai retratando a alma de seus personagens através de suas ambições e desesperos. Somos levados a conhecer também a arquitetura e geografia de Paris através do olhar do autor e seus personagens. Leitura muito indicada para todos que desejam conhecer a forma de escrita envolvendo e repletas de digressões de Victor Hugo.



OS MISERÁVEIS



Na minha humilde opinião, essa é a principal obra escrita por Victor Hugo. Para se ter noção, quando foi publicada em Paris, foram vendidos 7 mil exemplares em 24 horas. Creio que suas obras continuam fazendo muito sucesso hoje em dia, afinal de contas, vejo pessoas se estapeando para conseguirem exemplares esgotados de Os Miseráveis da finada Cosac Naify.


Esse é o melhor livro que já li na minha vida e creio que resumi-lo a menos que uma resenha é uma tarefa muito difícil. No entanto, vamos lá. Esse livro conta muitas histórias através do prisma de diversos personagens, mas o principal é o ex forçado Jean Valjean, que dá um sentido à sua vida em ajudar aos que precisam por ter sido ajudado por um bispo logo no início da história, no momento em que mais precisava.


O que Victor Hugo consegue fazer nesse livro em suas tão conhecidas digressões é algo espetacular. É como se os personagens dançassem através das situações que vão se conectando ao longo do livro. Ele realmente tece uma trama inesquecível, que vai te marcando a cada página, dando sempre ênfase em como a vida dos mais pobres e necessitadas eram na Paris do século XIX. Essa obra é essencial para todos os tipos de leitores, sem exceções. Se você é um leitor, você precisa ler Os Miseráveis.


___________________________________________________________________________________




Espero que tenham gostado das indicações, e até a próxima!

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page