top of page

RESENHA DE HABIBI


 

Quem nunca ouviu falar em As Mil e uma Noites? É aquela coleção de contos antigos do Oriente Médio. Xerazade promete contar histórias todas as noites para evitar que o Rei Xariar a mate, como faz com todas as mulheres depois de desposá-las. Então ela conta para ele as histórias que estão presentes no Livro das Mil e uma Noites. O autor, depois de muito estudo e pesquisas, escreveu essa HQ com inspiração nesses contos, além de um toque da religião muçulmana, através do Corão.


Dodola é uma menina que é vendida em casamento pelos pais ainda na infância. Seu marido, um escriba, a ensina a ler e escrever, o que nutre sua imaginação e faz com que conheçamos muitas das histórias que ela vai nos contanto ao longo do livro. Dodola passa a ser escrava e na primeira oportunidade que encontra, foge com um bebê abandonado, dando a ele o nome de Zam. Dodola se vê responsável pelo menino, e os dois passam a habitar um navio abandonado no deserto.


Acompanhamos suas histórias amadurecendo ao longo dos anos, enquanto somos recheados de histórias e lendas antigas muito bem contadas! Em todos os acontecimentos da graphic novel, vão sendo traçadas, em paralelo, histórias de mitos e contos. Tudo através de uma arte muito delicada, exuberante e impactante! Nunca vi uma arte tão cuidadosa e significativa como essa! É de ficar parando e babando a todos os momentos, adorando a qualidade da criatividade do autor. A arte contribui muito para nossa imersão na história.


No entanto, nada é fácil. Os problemas começam a surgir, e devo confessar que essa HQ é muito triste. A todo momento somos pegos de surpresa por situações ruins, coisas que afligem nossos personagens queridos e sofridos. Apesar disso, ela não nos ilude. Sabemos desde a primeira página que as coisas não serão fáceis. Mesmo assim, a experiência de leitura dessa HQ foi uma das melhores - senão a melhor -, que já tive em toda a minha vida! Foi e é impressionante, sendo uma trama inesquecível, que me marcou em vários aspectos. Indicação forte para todos!


NOTA: 5/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page