top of page

RESENHA DE MATÉRIA ESCURA


 

Esse livro é, sem sombras de dúvidas, um dos livros mais loucos que já li, e mesmo assim, gostei bastante. Blake Crouch é o criador do livro Pines, que originou a série de TV Wayward Pines, que infelizmente, eu nunca vi. (São tantas séries e tão pouco tempo nessa vida que chega ser injusto!)


Nesse livro iremos conhecer o nosso protagonista e narrador, Jason Dessen, que já inicia a história nos contando, após um momento familiar, que aquele seria o fim de tudo o que ama e tudo o que conhece. Bom, mais intrigada eu não pude ficar!


Sendo um professor de física quântica que abandonou seu sonho de ser reconhecido e famoso, ganhando prêmios e publicando ensaios, por optar em construir uma família, Jason pergunta-se qual é o porquê de o abordarem em uma rua deserta e o levarem para um local ermo, o espancando e ameaçando, fazendo com que tire suas roupas e pertences. Afinal, qual seria o motivo daquilo? A partir daí as coisas começam a ficar cada vez mais confusas na mente desse cientista promissor, e claro, na nossa também.


Ele acorda em um universo paralelo em que optou pelo prestígio de ser um renomado cientista em detrimento de formar uma família. Nesse universo alternativo, descobrimos que Jason é bem sucedido e abriu mão da oportunidade de se casar com Daniela, a fim de dar continuidade às suas pesquisas e estudos. Além disso, também descobrimos que ele criou um mecanismo capaz de viajar entre as realidades, transportando o Jason1 (que conhecemos) para a sua; e o Jason2, para a realidade do Jason1. Ocorre que Jason2, após ter experimentado da fama e de todo o luxo e regalias que procedem dela, decide querer o amor que abriu mão no passado.


O restante do livro é repleto de ação, numa tentativa desesperada de Jason1 retornar à sua realidade, consequentemente voltando para sua esposa Daniela e seu filho Charlie. É impressionante a criatividade do autor quanto a esse tema, deixando tudo bem explicado apesar da loucura que paira os acontecimentos.


Em um ponto da trama, descobrimos quais foram as consequências da busca de Jason1 pela porta exata em que se encontra sua realidade. Não posso especificar o que ocorre por motivo de spoiler, mas tenha em mente que além de divertido, é muito original! Fica então a dica de um livro de fôlego rápido, apesar das mais de 300 páginas. Com muita ação e uma trama bem desenvolvida e criativa. Apesar de sentir que no final do livro o autor acelerou um pouco a história, não perdeu em nada o impacto que o texto me causou, tanto pelo divertimento quanto pela história em si, repleta de inovação e - o que tanto amo - ficção científica em diversas realidades.

NOTA: 4/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page