top of page

RESENHA DE MITOLOGIA NÓRDICA


Desde bem novinha tenho essa fascinação por mitologias e folclores. Grega, egípcia, nórdica, africana, hindu, cristã, judaica, todas essas mitologias passaram e continuarão passando pela minha cota de curiosidade. Como não se interessar por mitos tão criativos, muitas das vezes criados para explicar fenômenos desconhecidos? É interessante saber em que nossos antepassados acreditavam e como chegamos às crenças "modernas" e ao conjunto cultural que compõe cada país do mundo.


"É tão difícil escolher um universo favorito de lendas e mitos quanto se decidir por um prato preferido." p.9


Nesse livro, o intuito de Neil Gaiman foi traçar uma linha do tempo em relação às lendas escandinavas, espalhadas pelo mundo, principalmente durante a época dos ataques Vikings a costa da atual Inglaterra - que, naqueles dias, ainda era um punhado de reinos que brigavam entre si.


Junto daqueles ferozes lutadores Vikings que não tinham medo da morte (no livro entenderemos o porquê disso), que brandiam escudos e machados com maestria, causando terror por onde passavam, outros povos tiveram contato com a religião do povo nórdico; e que Neil Gaiman reuniu de forma sucinta e brilhante nesse livro.


Além disso, o autor optou por nos contar esses mitos como se fossem relatos orais, do mesmo modo como os povos faziam naquela época. Pegar esse livro nas mãos e começar a lê-lo é como se alguém do século V estivesse nos transmitindo suas crenças ao nos contar as aventuras e proezas dos deuses, desde o surgimento do Universo até seu derradeiro fim, com o Ragnarök.


Ao longo dessa leitura deliciosa e rápida, descobrimos como o poderoso deus Thor ganhou Mjölnir, porquê Odin perdeu seu olho, o porquê dos terremotos existirem, como funcionavam as ideias astuciosas do incrível deus Loki e como ele as colocava em prática, muitas das vezes irritando todos os deuses de Asgard no processo.


Para quem gosta desse tipo de assunto vai ser uma leitura muito agradável. A edição da Intrínseca está impecável e por ter uma diagramação espaçada, a leitura é fluída, de modo que as páginas passam e nem se percebe. Para quem quiser conhecer os mundos que são ligados pela árvore Yggrasil e os seus habitantes, esse é um livro incrível e que te fará viajar através de Bifrost, sob o olhar atento do deus guardião Heimdall.



NOTA: 4.5/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page