top of page

RESENHA DE SEJAMOS TODOS FEMINISTAS


 

Esse é um pequeno livrinho de ensaio, baseado em um discurso que Chimamanda Adichie fez no TEDx Euston.


Incrivelmente direito e conciso, tudo nesse ensaio aborda o porquê de ser feminista e seu verdadeiro significado: Uma pessoa que acredita na igualdade social, política e economica entre os sexos (Palavras ditas pela autora e que foram musicadas por Beyoncé em Flawless). Desse modo, qualquer pessoa pode ser feminista, e isso não irá necessariamente te fazer menos homem ou menos mulher.


Sim, alguns acreditam piamente que para ser feminista e levantar e/ou defender essa bandeira, devemos abolir qualquer feminilidade. Adeus à depilação, à maquiagem e aos saltos altos. Não preciso dizer e enfatizar o quanto esse pensamento retrógrado está errado e o quanto essas pessoas estão equivocadas em seu pré julgamento.


Por isso, faço questão de dizer o quanto livros e textos como esses são necessários para criar um entendimento melhor e com o tempo, amplo, sobre o assunto. Nesse caso, como o texto é rápido, você o lê em menos de uma hora. Não há desculpas para não conhecê-lo.


Enfim, quero deixar aqui uma definição que aprendi no primeiro período do curso de Direito e que traduz em poucas palavras a essência desse ensaio.


Isonomia: Tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na exata proporção de suas desigualdades.


Reflitam.



NOTA: 5/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page