top of page

RESENHA DE J. R. R. TOLKIEN - O SENHOR DA FANTASIA


 

Quem não gosta de O Senhor dos Anéis? Ou melhor, quem nunca ouviu falar de O Senhor dos Anéis? Posso afirmar que quase ninguém. Bom, se você nunca ouviu falar, saiba que é uma trilogia de livros que se passa em um lugar fictício chamado Terra Média, que já teve adaptação para três filmes que ganharam um total de dezessete Oscars. Afinal, o que você continua fazendo aqui?! Corre e vai ler esses livros ou ver os filmes logo! (;


Nesse livro, conhecemos um pouco sobre o autor e sobre essa obra épica que marcou e continuará marcando gerações.


O que dizer dessa edição da Darkside books? Tenho que dedicar um parágrafo para falar dela. O livro é em capa dura, com detalhes em dourado, a diagramação é excelente, o corte das folhas é envelhecido (como se o livro fosse um exemplar raro envelhecido pelo tempo), e além disso, ainda vem com um poster com a foto do autor na frente e um mapa da Terra Média atrás.


O livro se inicia nos levando para a atual África do Sul (Bloemfontein na época), onde nasceu um bebê chamado John Ronald Reuel Tolkien, que mais tarde mudaria completamente o cenário da literatura fantástica mundial. Em sua infância, Tolkien já possuía uma mente criativa e com inclinações imaginativas para a aventura. Mais tarde, esse interesse se traduziu em sua escolha nos estudos, ao optar por estudar Letras com foco no inglês antigo.


Tolkien não tinha uma vida fácil; ficou órfão muito cedo e teve que depender da ajuda de parentes e amigos, sendo jogado de um lado para o outro durante a adolescência e juventude. Quando estava estudando, Tolkien se alistou para a Primeira Guerra Mundial e ao longo dela perdeu vários amigos, ficou gravemente doente, e combateu em uma das mais violentas operações da humanidade: A batalha do Somme (seu primeiro dia é considerado o mais sangrento dia na história do Exército britânico).


Mais tarde, tornou-se professor de inglês e literatura inglesa na Universidade de Oxford, onde lecionou até o fim da vida. Nesse ínterim surgiram as inspirações para suas futuras obras e as anotava onde pudesse. Nas palavras do autor do livro, "Em alguns aspectos, seu mundo interno, este da Terra Média, tornou-se mais real para ele do que sua própria vida". Creio que essa frase define muito do que o Tolkien era. Meticuloso, preocupado e metódico, Tolkien era profundamente detalhista com sua obra, fato que contribuiu para que algumas ficassem incompletas, sendo posteriormente concluídas por seu filho mais novo, Christopher Tolkien.


Nesse livro são retratas muitas facetas desse autor tão querido, mas que também foi muito desprezado pela comunidade intelectual da época. Vemos como a guerra influenciou diretamente em alguns conceitos de sua obra; temos acesso ao seu lado humano; assim como também é abordada sua amizade com C. S. Lewis, autor das Crônicas de Nárnia (que Tolkien desprezava).


Esse livro é ágil e objetivo, e com uma escrita sucinta o autor nos leva para a Inglaterra do início do século XX nos imergindo na vida de um dos autores mais aclamados de todos os tempos. Além disso, conhecemos mais de suas inspirações e acompanhamos o caminho que percorreu até o surgimento dessa obra tão vasta quanto querida por nós.



NOTA: 4.5/5


© 2017 por Blog Folheando

bottom of page