top of page

RESENHA DE SUSY E AS ÁGUAS VIVAS


 

Esse livro foi uma adorável surpresa, pois por detrás de uma história simples há muita profundidade. Por não esperar nada do livro, fui pega por uma história comovente e principalmente, pela curiosidade da protagonista e seu jeito de ser.


Susy é uma menina muito especial, seu interesse por saber e conhecer tudo diz muito sobre si mesma. Ao ler o livro, descobri muito justamente pela inteligência da protagonista. Vocês sabiam que, por hora, acontecem cerca de 17 mil picadas de águas-vivas? Ou que a luz da estrela mais próxima de nós demora cerca de 4 anos para nos alcançar? Ou que uma pessoa pode se tornar invisível somente ficando em silêncio? Ou que nosso coração baterá três bilhões de vezes se vivermos até os 80 anos?


Franny, a melhor amiga da protagonista, morre afogada enquanto nadava nas férias, apesar de ser uma ótima nadadora. Questionando como algo assim poderia ter acontecido, a mãe de Susy responde que "às vezes as coisas simplesmente acontecem", sem lhe dar mais explicações do como e do porquê. A partir desse momento, Susy decide ficar em silêncio e nós passamos a estar dentro de sua cabeça.


Ao visitar um aquário num passeio escolar, descobre um aquário escondido repleto de águas-vivas, dentre elas uma em particular lhe chama a atenção por matar várias pessoas com apenas uma picada, além de ser praticamente invisível. Desse instante em diante, a protagonista começa a pesquisar mais sobre o assunto, a fim de descobrir se sua amiga morreu por conta da picada de uma água viva.


Ao mesmo tempo em que toda a trama se desenrola de forma fantástica, Susy nos conta o que aconteceu para que se sentisse culpada da morte de Franny. Nos conta porque se afastaram e qual foi a última vez em que as duas se viram. Algumas partes do livro são bem tristes e pesadas, e nos mostram como as pessoas podem ser cruéis, independente da idade que possuem.


Uma história linda, sem dúvidas. Que passa sensações diversas de um modo simples e sem ser cansativa, mas que possuem grande impacto. É daqueles livros que você não consegue desgrudar, em parte por causa da escrita, e parte por causa da história e seus personagens. Fantástico e que vai ficar na sua cabeça por muito tempo. O livro traz a questão da superação e do luto da maneira certa, fazendo com que a gente se questione sobre vários aspectos da morte e definindo que cada pessoa sente o luto de um modo diferente, pois, de acordo com as palavras da protagonista: "não há uma maneira certa ou errada de sofrer por uma pessoa que se amava".



NOTA: 4.5/5


© 2017 por Blog Folheando

bottom of page