top of page

RESENHA DE UMA BREVE HISTÓRIA DOS TRATORES EM UCRANIANO


 

Escrito por Marina Lewycka, esse livro foi uma adorável surpresa. Guardado há uns dois anos na minha estante, fiquei curiosa após assistir uma resenha feita pelo canal da Isa, o Lidolendo. Decidi então dar o braço a torcer e largar mão de ser preconceituosa em relação ao título estranho do livro. E que bom que fiz isso!


Nadezhda é a narradora dessa história, chegando ainda criança à Inglaterra depois de ser libertada com seus pais de um campo de trabalhos forçados nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, conhecemos a história de sua família, e como todo relato das vítimas da guerra, ficamos chocados com todas as tragédias a que foram expostos.


No entanto, longe de ser sempre triste, o livro tem um tom muito engraçado. O pai da nossa narradora, um senhor idoso por volta de sua oitava década de vida, depois de ficar viúvo por dois anos decide que vai se casar com uma mulher chamada Valentina, que tem 36 anos e idade para ser sua filha. No entanto, esse relacionamento é por puro interesse, porque Valentina é uma imigrante Ucraniana (assim como foram Nadezhda e toda sua família anos antes), e está somente interessada no dinheiro do viúvo "rico" e no visto permanente que irá ganhar com o casamento.


Nadezhda e sua irmã, Vera, que possuem graves desentendimentos e estão sem se falar há tempos, optam por unir esforços para impedir que Valentina atormente o pai (coisa que ela faz e com bastante frequência e crueldade), e que ela permaneça na Inglaterra.


Ao mesmo tempo que acompanhamos o drama da peituda Valentina, também vamos descobrindo aos poucos a história triste dessa família Ucraniana e todas as dificuldades que passaram; além de ouvirmos a história de como os tratores contribuíram para muitos fatores na Ucrânia e no mundo, escrita pelo pai da narradora.


Inteligente e engraçado, com alguns momentos tristes e de reflexão, esse livro aborda muitos temas e me prendeu com sua maneira simples e ao mesmo tempo refinada de dar voz a muitos assuntos sensíveis. Algumas cenas chocam e outras divertem, e enquanto isso as páginas vão passando com rapidez e quando percebi, o livro tinha acabado. Sempre torcendo, claro, para que as irmãs conseguissem se livrar da interesseira no final das contas.


Livro mais do que indicado e que contribuirá bastante com o conhecimento de quem o ler.


Nota: 4/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page