top of page

RESENHA DE OS PÁSSAROS

 

Os Pássaros foi escrito em 1936 por Frank Baker e após, foi transformado em filme pelo aclamado diretor Alfred Hitchcock, em 1963. No entanto, o livro possui muitas diferenças em relação ao filme.


Essa edição está muito caprichada, como é comum da editora Darkside Books. A diagramação é ótima e espaçada, com a folha de guarda com imagens de penas brancas em um fundo dourado, que combina muito com os detalhes da capa. Falando nisso, a capa é dura e lindíssima!


O narrador nos consta sua história através de um relato que faz a sua filha anterior a catástrofe. Nos inserindo em um cenário da Londres pré-guerra, vai nos apresentando como funcionava tudo naquela cidade antes dos Pássaros aparecerem em grupos de milhares sobrevoando a City e agoniando a todos com seus costumes misteriosos.


Nesse ínterim somos apresentados a alguns personagens da trama, que infelizmente são pouco aprofundados, como sua mãe e seu insuportável chefe. No início do livro, até as cem primeiras páginas, estava bem presa à história, acreditando que logo tudo se transformaria em caos e ação, e tentando encontrar o suspense prévio. No entanto, o relato do narrador é pacato e somente me levou a sentir uma pequena curiosidade.


Dessa forma, a história foi se arrastando, o narrador mais concentrado em explicar à sua filha uma realidade que é diferente da que vivem depois da vinda dos pássaros. Inicialmente todos julgavam esses animais divertidos, mas aos poucos notaram o perigo que representavam. Afinal, de onde seriam esses bichos astuciosos e aparentemente inteligentes? Qual era o seu objetivo?


Quando finalmente o momento crucial chegou, o ataque dos pássaros (isso não é um spoiler), eu já estava cansada de tanto ouvir das andanças do protagonista pela cidade e com isso a ação desse momento final me pareceu sem emoção nenhuma. Depois do meio do livro a leitura passou a ser vagarosa e tive a impressão que estava sendo enrolada. O saldo final não foi positivo, o que é uma pena, pois com uma edição tão linda, estava a preparada para ser fisgada pela história.


NOTA: 2/5





© 2017 por Blog Folheando

bottom of page