top of page

RESENHA DE FORREST GUMP


 

Todo mundo conhece o Forrest, aquele personagem interpretado pelo Tom Hanks no filme de 1994 que ganhou 6 Oscars. Isso não é pouca coisa!


E essa edição da Editora Aleph também não é não! O livro é em capa dura na cor branca, com detalhes na frente e atrás em baixo relevo na cor preta. A jacket que vem cobrindo o livro é frente e verso, podendo ser usada de ambos os lados, sendo um deles azul com a ilustração de uma raquete de ping pong (foto acima), ou laranja com a ilustração de um capacete de futebol americano. Por dentro, a diagramação está IMPECÁVEL, com as letras bem espaçadas e na cor azul, bem como ilustrações belíssimas ao longo de todo o livro. Uma edição pra ninguém botar defeito.


Essa é a história de um cara chamado Forrest Gump, que na primeira página do livro já deixa claro que ele é um idiota de nascença, possuindo um QI bem inferior. Mesmo assim, Forrest não é um idiota comum, pois possui fácil aptidão e facilidade para a música e a matemática. O protagonista narra sua história desde pequeno até a vida adulta, mostrando diversos momentos inusitados pelos quais passa.


Desde o início é bom frisar que o livro difere bastante do filme, principalmente no que diz respeito ao próprio personagem. Na minha opinião, ambos são ótimos e não deixam nada a desejar. Enquanto no filme, Forrest é inocente e bonzinho, sempre pensando no próximo; no livro, ele é bem mais real e com mais camadas de personalidade, e ainda assim, cativante!


Ao nos contar suas aventuras, Forrest deixa bem claro que não se importa se acreditemos nelas ou não, pois até ele mesmo sabe o quão improváveis são. Ele passa por diversos momentos históricos e culturais, nos trazendo um olhar diferente e bem humorado desses períodos, sempre influenciando os grandes acontecimentos de alguma forma, geralmente sem querer.


O livro é incrível e acerta no ponto certo ao nos entreter. Com um estilo curioso de escrita, ao reproduzir um relato oral, Winston Groom nos faz mergulhar mais ainda na história que nos está sendo contada por Forrest.


NOTA: 4.5/5

© 2017 por Blog Folheando

bottom of page