top of page

RESENHA DE A OBSCENA SENHORA D


 


Este livro pertence à coleção de 28 volumes de clássicos da Folha de São Paulo lançada no ano de 2016.


Como explicar algo que você não sabe se entendeu? Vamos começar. Essa é a triste história da Senhora D. D de derrelição. Segundo o que diz o dicionário:


"s.f.

Abandono; desamparo."


Basicamente é nesse estado que se encontra Hillé, onde a autora nos conta seus momentos finais da vida através de fluxos inconstantes de consciência, tecendo conversas na escada com seu amante morto, Ehud. No meio de tamanha solidão e tristeza, Hilda Hilst cuspiu pensamentos senis com louvor. O que saiu disso foi uma mistura de confusão e loucura; filosofia e sabedoria, sentimentos esses que saem das páginas do livro e te atingem com força. Por vezes, a sensação que se tem é de estar perdido no meio dos sentimentos da protagonista. A prosa é, sem dúvidas, poderosa, é como uma corrente que te arrasta.


O livro é repleto de momentos filosóficos que se enquadram na vida como um todo:


"a vida foi uma aventura obscena, de tão lúcida"

"o corpo é quem grita esses vazios tristes"

"a vida era esplendor e prata, demasiada rutilância se tu me tocavas, e sinistra e soluçosa e nada quando tu não estavas"

"perguntas perguntas, como se fosse simples isso de amar, como se o peito soubesse desse adorno, como posso saber se a alma não compreende?

a alma sente

a carne é que sente"



No entanto, ainda recém iniciada em leituras de introspecção, onde o personagem mergulha tão forte dentro de si mesmo que nos arrasta na torrente, esse estilo de escrita não combinou muito comigo. Não sei se foi a forma da autora escrever mantendo sempre uma inconstância entre relâmpagos de lucidez e tempestades de loucura que me afetou e afastou um pouco da história. Nos momentos de lucidez eu me prendia às palavras de Hillé, mas nos momentos de devaneios me distanciava.


Creio que esse livro é daqueles que devemos ler e reler e reler e reler, sempre em busca de algo mais a encontrar, algo que não tenhamos captado de primeiro ou segundo momento. Por esse motivo, minha nota será limitada ao desconhecimento.


NOTA 3.5/5








© 2017 por Blog Folheando

bottom of page