top of page

OS MELHORES LIVROS DE 2016

 

Como o ano ainda está no início (dizem que o ano só começa depois do carnaval), decidi que ainda vale postar as minhas melhores leituras de 2016. Somente nessa pilha de 15 livros, 3 entraram definitivamente para o TOP 5 de melhores livros que já li na VIDA.


  • Os Miseráveis - Victor Hugo: Esse entrou no primeiro lugar. Nunca li um livro tão completo e maravilhoso, com personagens tão profundos e uma trama tão criativa. Nesse livro, o cenário é Paris e o personagem principal é Jean Valjean, que acaba sendo preso por roubar comida. Após cumprir sua pena nas galés, ele recebe de um Bispo a missão de se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir de um inspetor obcecado, o protagonista tenta salvar a vida de uma jovem órfã, Cosette, fazendo de tudo pela sua felicidade.


  • O Lobo do Mar - Jack London: Inicialmente eu não dava nada pelo livro, mas após alguns minutos de leitura fui completamente fisgada pela história do personagem principal, Humphrey van Weyden, que acaba sendo fisgado pelo capitão da escuna Ghost, após seu barco naufragar. Ele se vê obrigado pelo capitão a se tornar parte da tripulação, e dessa forma, o livro é repleto de embates entre os dois, tanto através de atos como de diálogos.


  • Guerra do Velho - John Scalzi: Livro super leve e divertido, nos conta a história de John Perry, que possui mais de 75 anos e possui o direito de, a partir dessa idade, se alistar no exército das Forças Coloniais de Defesa, que combate alienígenas no espaço.


  • David Copperfiel - Charles Dickes: Que o Dickens é um dos melhores autores que esse mundo já viu, eu ouvia muito falar. Mas antes de ler qualquer obra dele, não dá pra fazer ideia da qualidade ENORME da escrita. Eu fiquei simplesmente embasbacada. Essa é a história de David Copperfield de seu nascimento até a vida adulta, narrada pelo próprio. É incrível e entrou no meu TOP 5.


  • A Besta - J.R.Ward: Esse livro é especial, porque faz parte de uma das melhores séries que já li na vida: A Irmandade da Adaga Negra. Possui mais de 12 livros publicados, e eu acompanho desde os 15/16 anos de idade. É uma longa jornada e história. A escrita da autora é incrível e suas histórias possuem diversos elementos.


  • Guerreiros da Tempestade - Bernard Cornwell: Esse é outro livro de uma série longa que acompanho há anos. Trata-se da jornada do personagem Uhtred, que eu tanto amo. Esse livro (assim como os outros do autor) é uma ficção histórica, que mescla elementos de ficção com a realidade. Tratada na época das invasões Vikings na Inglaterra, as cenas de batalhas e política do período são muito bem ambientadas e descritas. Vale muito a pena!


  • Orgulho e Preconceito - Jane Austen: Em meu primeiro contato com a Jane Austen, qual não foi a minha surpresa ao encontrar em seu livro mais famoso muitas coisas além de um mero romance? A crítica à sociedade da época se faz presente, bem como diversão e uma escrita viciante e envolvente.


  • Revival - Stephen King: Como sempre, não poderia faltar um dos meus escritores favoritos na lista! Stephen King está magnífico nesse livro, nos impressionando e fisgando pela história. Esse livro é um reconto de Frankenstein à moda King. Super indicação!


  • O Sol é Para Todos - Harper Lee: Esse livro é uma bandeira contra o racismo; a história é contada do ponto de vista de uma criança, ao narrar como seu pai, um advogado branco, defendeu um negro acusado injustamente de estuprar uma mulher branca. Essa é uma história de se emocionar, de questionar a si mesmo e o mundo ao seu redor. Leitura que também entrou no meu TOP 5.


  • Pedra do Céu - Isaac Asimov: Ficção científica de primeira qualidade, com escrita criativa e fluida de um autor consagrado no gênero, nos traz um momento milhares de anos no futuro, em que um homem é transportado no tempo e desempenha um papel crucial para o futuro da Terra.


  • Quarto - Emma Donoghue: O que dizer desse livro? Além de ser tocante, nos apresenta uma perspectiva crua e sinistra por detrás da realidade. É a história do menino Jack que fica preso em um quarto com sua mãe por 5 anos, desde que nasceu. Sua mãe, presa há 7 anos e sofrendo brutalidades e maus tratos pelas mãos de seu sequestrador, tenta lutar e arrumar uma forma de fazer com que escapem. É incrível e baseado em fatos reais.


  • A Menina que Brincava com Fogo e Rainha do Castelo de Ar - Stieg Larsson: Essa trilogia é sensacional! Para os fãs de romance policial e suspense, é uma ótima pedida. Com uma escrita ágil e viciante, os livros nos mostram a história de Lisbeth Salander, uma das melhores protagonistas que tive o prazer de conhecer, sem exageros!


  • O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine: Livro surpreendente, com personagens mecânicos em um mundo pós-apocalíptico. Há uma caravana de circo com os personagens, onde toda a história vai aos poucos sendo desenrolada para que o significado de tudo vá te preenchendo no decorrer das páginas.


  • Cem anos de Solidão - Gabo: Essa é a história de como me apaixonei por Macondo e pela estirpe dos Bundía, de seu gênesi até seu apocalipse. Que história incrível, tão cheia de personagens, tão cheia de sentimentos. A solidão penetra enquanto você vai lendo e quando você percebe, já faz parte da família, passando de geração em geração, vendo os mesmos nomes e as trajetórias parecidas, que provam o quanto a vida é cíclica, voltando sempre ao mesmo lugar, não importando quão diferente foi o caminho percorrido.



© 2017 por Blog Folheando

bottom of page